Como todos nos sabemos, o Brasil será palco de grandes megaeventos esportivos que mobilizaram o país inteiro em função da alegria que é proporcionada pela cultura futebolística que nos retrata mundo a fora.

Até lá temos muito trabalho a se fazer, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo serão os próximos eventos (além das olimpíadas) que o Brasil terá como meta sediar com sucesso, e temos que pensar no legado social e se o investimento pesado que esteja havendo sobre os estádios realmente vai ser transformado em beneficio para a sociedade, se devemos nos preocupar com os ‘’elefantes brancos ‘’ ou deixar passar a polemica que ronda esse assunto.

Os 12 estádios a serem usados na Copa do Mundo de 2014 devem ter, após o evento, público menor que as médias internacionais, e quatro deles estão a mercê de se tornarem "elefantes brancos" - expressão popular usada para designar arenas esportivas quase sempre vazias. É o que diz levantamento feito pelo IDEE (Instituto Dinamarquês de Estudos do Esporte), que criou um índice mundial de estádios.

O IDEE afirma que a média de pontos nos estádios internacionais avaliados é de 13,4. Segundo este sistema, o estádio da Copa com a melhor perspectiva é o Itaquerão, com 13 pontos. O instituto fez esta projeção de pontos ao analisar a média anual de público como mandante do Corinthians, que em 2011 foi de quase 30 mil torcedores, os estádio que tiveram pior desempenho no estudo são o estádio de Manaus (3,2 pontos), de Natal (1,5 pontos), Brasília (0,9 pontos) e Cuiabá (0,8 pontos).
Como defesa dos projetos e estádios que poderão ficar sem uso, disse por meio de nota que "grandes empresas administradoras de arenas esportivas já manifestaram interesse nos estádios da Copa, que estão sendo construídos seguindo o conceito multiuso. Haverá centros de convenções, de cultura e de gastronomia, além de espaços com áreas comerciais e conjuntos habitacionais. Esse conceito garante que os estádios terão pleno uso".
Vamos acordar Brasil! , Não podemos ficar de braços cruzados e esperar que ocorram os mesmos desperdícios estruturais do Panamericano, temos que lutar pelo direito esporte seguro inclusivo e pelo legado social que queremos perante esses megaeventos esportivos.

Autor: Carlos Eduardo (SP)
Baseado em alguns dados de Rodrigo Durão Coelho (UOL)
                                                                                                                                                       
OPINE!

A cada quinta-feira, será postado um artigo  de  opinião  que  visa  referendar  a  visão  dos  adolescente e jovens sobre  a realidade  que  nos  rodeia.  Copa  do  Mundo,  Direitos  Humanos,  Legado  Social,
Esporte, Educação e Cidadania serão temáticas amplamente discutidas.

Fique por dentro e confira o que vem por ai na próxima quinta!

Leave a Reply