A rede formada por jovens e adolescentes está há dois anos atuando em defesa pelo esporte seguro e inclusivo. Entendemos que a prática esportiva e a inclusão constituem elementos fundamentais para a formação e desenvolvimento, assim como a segurança.

Nos dias 06 e 07 de abril de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, estiveram reunidos mais de 200 participantes para discutir o direito ao esporte e avaliar a situação deste nas diversas localidades do país, culminando em uma carta expositiva e, naquele momento, a fundação da REJUPE.


Cada estado que integra a rede é representado por dois membros efetivos e organizações apoiadoras que, em cogestão, definem o plano de trabalho e o executam em autonomia, seguindo diretrizes da carta de legado social.

A garantia dos direitos não se consolida semente em debates, mas também pela prática. Dessa forma, atingimos um público maior de adeptos que aliam a discussão teórica com a dinâmica de funcionamento, esses, por sua vez, tornam-se multiplicadores e promovem impactos em suas comunidades, transformando o cotidiano de crianças, adolescentes e jovens que também sofrem os impactos dos megaeventos esportivos.

Acreditamos que tais ações tenham como resultado a defesa, garantia e promoção dos direitos humanos, uma vez que o esporte é um espaço de participação cidadã e um direito fundamental. Visamos que a rede se amplie e ganhe novos horizontes.em âmbito nacional, partindo da compreensão que o direito é comum à todos.


Autores: Alanna Gonçalves (RJ) e Daniel Macêdo (CE)
                                                                                                                                                       
BOLA DA VEZ

A cada sexta-feira, será postado uma matéria  jornalística.  Produzida  por  um  trio  composto  por membros  de  estados distintos, a matéria deve enfocar tópicos de uma temática geral que terá regência mensal nas produções.


Fique por dentro e confira o que vem por ai na próxima sexta!

Leave a Reply