Descobrir a cidade, perceber os detalhes que não cessam e entrar em campo em uma modalidade esportiva e educativa tem sido uma estratégia difundida para sair do sedentarismo e aprender geografia. A Corrida de orientação é foi uma metodologia desenvolvida com base em lendas antigas de caça ao tesouro e consiste na  sequencia de uma jornada  e a resolução de charadas ou atividades presentes em cada ponto. 

QUER JOGAR?


ÍTENS*:

- 1 bússola;
- 1 mapa topográfico da região em que as pistas estão distribuídas;
- 1 cronometro;

* - Os materiais listados devem estar disponíveis para cada equipe, devendo ser no minimo duas.


PROCESSO:

As equipes devem ser distribuídas com um numero igual de integrantes, prezando sempre pela separação de grupos de amigos e a integração daqueles que não tem o costume de praticar esportes. A cada grupo, será entregue um mapa topográfico indicando os pontos que existem tarefas. O emprego da bussola será fundamental para leitura do mapa e localização no campo. A equipe não pode se dispersar e tem que ir junta até os diversos pontos e realizar cada tarefa. As tarefas podem ser charadas e devem estar em um espaço bastante escondido, assim, os participantes se atentarão aos quesitos minimalistas da localidade. Ao encontrar a atividade e realizá-la, aquele lugar estará indisponível para  a outra equipe.

Cada equipe tem um tempo 'x' para realizar a maior quantidade de perguntas, com a ajuda do cronometro, ela irá acompanhar o tempo e tentará chegar antes que o tempo seja estourado no ponto de partida. A cada infração de tempo, haverá uma penalização que será acordada entre ambas as partes. Só será validada a chegada da equipe com a presença de todos os integrantes.

A importância do jogo se dá ao perceber o valor de cada um dos integrantes dentro da equipe. O que pouco corre, mas tem maior conhecimento em matemática tem valores agregados e, em cooperatividade, podem alcançar exito. Sem dúvidas, os valores e lições transcendem aos quesitos curriculares.

E ai, preparado para uma partida?

Autor: Daniel Macêdo (CE)


                                                                                                                                                       
EM CAMPO

A cada segunda-feira, estaremos postando relatos e  sugestões de práticas esportivas. Prima-se pelo emprego de alternativas de  baixo  custo  e  pouco  difundidas  para,  assim,  divulgarmos  estratégias  para prática  do  esporte  seguro  e  inclusivo.  Além de ampliar as discussões  sobre  a importância e benefícios da prática esportiva.

Fique por dentro e confira o que vem por ai na próxima segunda!

Leave a Reply